Os Problemas do nosso Badminton



Decidiu-se hoje publicar um desabafo sobre a má organização do  2ª Torneio Zonal (Zona C).  Este desabafo é proveniente do António Casimiro Fonseca, responsável pelo Badminton no Clube Desportivo da Costa do Estoril (CDCE).

"- No passado sábado (14/11/09) disputou-se a 2º jornada zonal de não seniores, tendo a zona C, a que pertenço, sido disputada no pavilhão de Alcabideche.
As condições físicas do pavilhão são boas, dispúnhamos de 7 campos, estando presentes 33 jogadores.
As provas de qualquer modalidade desportiva deverão ter um determinado ritmo ( no badminton a ocupação dos diferentes campos, com jogos, deverá ser uma constante e não uma excepção). Se possível, o tempo de repouso entre jogos deverá ser observado, as condições de arbitragem para os diferentes jogadores – iguais - ,por último a motivação/ estímulo dos atletas permanente. Esta situação liga-se a quem dirige uma prova, cuja pedagogia/ objectividade/ imparcialidade serão indicadores sempre presentes.
No escalão sub-19 masculino estavam inscritos unicamente 3 atletas, o meu pertence ao CDCE. Para meu espanto, pelas 10:00h um colega diz-me que os jogos deste escalão serão realizados só da parte da tarde!!
Da parte da manhã, por várias vezes estiveram livres 6 campos. É que concentrar poucos jogos para um curto espaço de tempo, deixando jovens horas a fio à espera de jogar quando tinham oportunidade de realizarem os jogos de maneira espaçada, nem no Desporto Escolar cometemos estes erros, quanto mais numa prova com estas características.
Calhou ao meu atleta fazer os dois jogos praticamente seguidos, já que num grupo de 3 não existe outra hipótese, um será obviamente prejudicado, sendo que o 1º jogo começou às 14:30h.
O último jogo desta prova foi deste escalão sub 19 ( no campo 3 ), não se disputava qualquer outro jogo no pavilhão. A jornada terminou pelas 17:00h
No final tentei confortar meu atleta que está no 12º ano e justificar o sucedido. Tenho muitas dúvidas que o tenha conseguido.......
Não seria desejável que a organização tivesse mais sensibilidade para estas situações?
Parece! Que já na 1º jornada aconteceu o mesmo, porquê repetir o que não é justo, nem correcto?
Pena é que sendo tão poucos puxemos cada um para o seu lado ! Porém, estas pessoas continuam com o seu rosário de sempre. Para bem do badminton, ATÉ QUANDO?!"

António Casimiro Fonseca

2º Torneio Zonal Não Seniores-Zona C


No passado dia 14 de Novembro realizou-se no Complexo Desportivo de Alcabideche o 2º Torneio Zonal - não seniores. 



Neste torneio iriam se qualificar atletas para o 2º Torneio do Circuito Nacional Yonex 2009/2010.

Á atleta Mariana Amaral (sub-11), já apurada, juntou-se Ana Albuquerque (sub-13) e Magda Matosinhos(sub-17), Duarte Tremoceiro (sub-13), Ricardo Amaral (sub-19) como suplentes.