Noticia Sapo


O Centro de Alto Rendimento (CAR) de badminton, nas Caldas da Rainha, vai ser inaugurado sábado e o presidente da federação diz que modalidade passará a ter “instalações de excelência” e possibilidade de “desenvolvimento”.
“Sou presidente da federação há alguns anos e vice-presidente da federação Mundial e tenho visto muitas instalações, por exemplo, em Campeonatos do Mundo, mas, uma infra-estrutura como esta, criada e pensada de raiz, não conheço nenhuma”, disse à Agência Lusa o presidente da Federação Portuguesa de Badminton, João Matos.
Este CAR servirá para a “preparação contínua e intensiva das selecções nacionais”, para “integrar atletas em permanência, em função dos projectos olímpicos e de alto rendimento dos atletas”, e intercâmbios com atletas de nível Mundial, para uma “gestão criteriosa que aproveite as instalações da melhor forma possível”.
“Penso que este é um investimento merecido para a modalidade, que em Portugal já vai sendo reconhecida e tem tido resultados de excelência”, sublinhou Marco Vasconcelos, que esteve presente nos últimos três Jogos Olímpicos, em declarações à Lusa.
Pressentindo que se irá emocionar com a inauguração, Marco Vasconcelos realçou que este pavilhão, para uso exclusivo da modalidade, será uma “mais-valia”, desde que seja aproveitado: “Se houver empenho por parte dos técnicos e dos atletas vão aparecer os resultados”.
“Para mim, é o nascer de um sonho. É um centro de treinos como eu nunca tive, mas que vai passar para os mais jovens. Apesar de ainda jogar por prazer, já sou técnico e mesmo não tendo aproveitado esta infra-estrutura como queria, também me sinto recompensado”, explicou, reiterando que, apesar da localização deste CAR, “a Madeira continuará a ser um epicentro do badmingon em Portugal”.
Também madeirense, Ana Moura, a outra representante lusa no torneio de badminton nos Jogos Olímpicos de Pequim2008, considera uma “evolução excelente” para a modalidade.
“Acho que quando uma modalidade, como o badminton que ainda é pequena em Portugal, dá um passo deste tamanho, torna-se mais fácil atingir bons resultados, porque confere melhores condições e uma grande facilidade para a realização de estágios”, referiu Ana Moura.
Para a estudante do terceiro ano de medicina, o aproveitamento do CAR ficará restringido a estágios e competições, “enquanto estudar em Coimbra”.
O CAR de badminton, cuja primeira pedra foi lançada a 16 de Novembro de 2008, conta com cinco campos de jogo, uma lotação máxima de 623 espectadores, uma nave de aquecimento com dois campos e 90 lugares sentados, um mini-auditório e ginásio.
Com um custo previsto de 4,5 milhões de euros, este investimento visa rentabilizar os alojamentos existentes na sede da federação, com capacidade para 48 atletas, também nas Caldas da Rainha, onde se realizam, anualmente, os Campeonatos Internacionais de Portugal, naquela que é a prova nacional mais representativa da modalidade.
Em Portugal, o badminton conta actualmente com cerca de 1300 atletas federados.
Os dois representantes lusos no torneio de badmington dos Jogos Olímpicos de Pequim2008, Marco Vasconcelos e Ana Moura, foram eliminados na primeira ronda da competição, sem que tivessem ganho um 'set'.
Sábado, a inauguração do CAR de badminton vai ser presidida pelo secretário de Estado da Juventude e Desporto, Laurentino Dias.