IV TORNEIO LUSO-ESPANHOL - Noticia Linhas & Finas

Jovem atleta português vence Campeão Absoluto Espanhol na final Torneio Luso-Espanhol
Numa final fantástica, Bruno Carvalho, jovem atleta sub17, do SIMPS (Oeiras), venceu o espanhol Enrique Fernandez, do Club Ribera de Castilla (Valladolid), campeão absoluto de Espanha na Categoria sub-17.
Esta foi a grande surpresa do 4.º Torneio Luso-Espanhol, que decorreu nos dias 19 e 20, onde o equilíbrio entre portugueses e espanhóis foi a tónica comum a todas as categorias.
Bruno Carvalho, foi ainda eleito pelos treinadores das equipas presentes, o Melhor Jogador Não Sénior, tendo recebido assim o Troféu Prof. João Pombo, e o prize-money correspondente no valor de 150,00 euros, oferta da MasterMark. Enrique Fernandez também nesta eleição dos melhores se ficou pelo segundo posto, desenvolveu excelentes jogadas, tendo o jogo terminado sobre forte aplauso de todos no Pavilhão D. Bosco.
Numa outra final também de excelente nível, a jovem portuguesa Magda Matosinhos, da Escola Alapraia (Estoril), perdeu face a Rebeca Garcia, também de Ribera Castilla. Recorde-se que esta atleta representou a Selecção Nacional de Espanha na última época, dando assim origem a uma final ibérica extremamente competitiva.
O SIMPS (Oeiras) conquistou também o Troféu António Carmelo, atribuído à equipa melhor pontuada, tendo assim destronando a Escola da Alapraia que vinha ganhando este troféu nos últimos dois anos.Neste evento que reuniu em Évora mais de 300 jogadores, o Clube de Badminton de Évora realiza uma avaliação extremamente positiva, quer pelo número de atletas presentes, quer pelo nível competitivo que tem vindo a acrescer (tendo estado em Évora vários atletas internacionais e da selecção nacional portuguesa e espanhola), quer ainda pelo excelente ambiente que envolveu este torneio, com as bancadas sempre compostas de público, e pela boa disposição que reinou entre todos os participantes. De realçar a presença de quase 100 atletas espanhóis, de Málaga a Valladolid, tendo ainda o Presidente da Federación Extremeña de Badminton oferecido um placa comemorativa ao CBE no âmbito desta parceria alentejana e extremeña. Também de Portugal se deslocaram mais de duas dezenas de atletas, oriundos do Agrava até Espinho.
Estiveram ainda no Torneio José Bento, ex-gloria benfiquista e nacional, e um dos melhores jogadores de badminton de sempre em Portugal, o Prof. João Jorge Pombo, em cuja homenagem este torneio também é realizado, António Carmelo, treinador de êxito em Évora nos anos 80, e o Eng.º Manuel Melgão, Vice-Presidente da autarquia eborense.
Segundo José e Henrique Sim-Sim, Directores do Clube de Badminton de Évora, “ este torneio afirmou-se definitivamente como um dos melhores de Portugal, trazendo a Évora figuras de topo do panorama português e espanhol, destituindo-se pela inovação, pela qualidade, e pela celebração da festa do badminton, podendo afirmar-se, sem dúvidas, que Évora é, cada vez mais, Capital Ibérica de Badminton.” Ainda segundo a organização, “esta fantástica iniciativa só é possível com o apoio extraordinário das empresas e agentes locais, dos media, da Cruz Vermelha, e da Câmara Municipal de Évora, aos quais o CBE expressa o seu sentido reconhecimento.”
De referir ainda a assinatura de um protocolo entre a Academia de Badminton de Lisboa, liderada por Daniel Moura e Filipa Lamy, e o CBE – Clube de Badminton de Évora para apoio na divulgação e melhoria da modalidade na região alentejana. Outra nota de destaque, vai para o Juiz-Árbitro João Cardoso, que fez cumprir com rigor todas as normas e regulamento do torneio, conseguindo que o horário apertado, devido ao numero elevado de partidas fosse cumprido.